Ms. Ana Larissa Marques Perissini - CRP 06/71000 - CV: http://lattes.cnpq.br/5769412460995

Rua Lafaiete Spínola de Castro, nº 1562, Boa Vista.
São José do Rio Preto, SP.
Telefone (17) 3305.4778 - 9.8801.0121 (whatsapp)
e-mail: alperissini@gmail.com

sábado, 16 de junho de 2018

YOGA PARA PORTADORES DE TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE

O avanço de pesquisas voltadas para a integração de práticas da medicina oriental e saúde mental têm crescido nos últimos anos rapidamente.

Pesquisas realizadas com a prática regular de yoga, com crianças e adolescentes portadores de Transtorno de Déficit de Atenção com ou sem Hiperatividade - TDAH, demonstram que ela pode ajudar a diminuir alguns sintomas do transtorno.

De acordo com o National Resource Center on ADHD, os pesquisadores notaram mudanças na capacidade das crianças de prestar atenção e melhorar suas habilidades adaptativas na sala de aula, bem como se dar bem com outras crianças. Uma das coisas que faz com que o yoga funcione é sua ênfase na "mindfulness". Esse termo é muito usado, e basicamente significa estar focado e presente no que quer você esteja fazendo naquele momento. 

Para realizar o yoga é necessário ter um espaço silencioso, roupas confortáveis e um tapete para evitar que as mãos e os pés escorreguem no chão. 

Para quem decidir realizar em casa, existem diversos vídeos disponibilizados na internet que irão auxiliar no direcionamento da atividade. Porém, pensando nas dificuldades do portador de TDAH, inicialmente, a opção mais indicada é realizar o yoga com um instrutor.

A prática do yoga, também, é indicada para os pais dos portadores de TDAH por os ajudarem a responderem aos seus filhos que foram diagnosticados com o transtorno de maneira mais calma e equilibrada. 


Psicóloga Me. Ana Larissa M. Perissini - CRP 06/71000
Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental - Especialista em Psicologia da Saúde - Especialista em Psicologia Hospitalar - Especialista em Sexualidade - Mestre em Ciências.
Há 09 anos atuando com avaliação e acompanhamento psicológico de portadores de TDAH.


Fonte:http://www.chadd.org/Understanding-ADHD/About-ADHD/ADHD-In-the-News/Weekly-ADHD-News.aspx?id=149



Nenhum comentário:

Postar um comentário