Ms. Ana Larissa Marques Perissini - CRP 06/71000 - CV: http://lattes.cnpq.br/5769412460995

Rua Lafaiete Spínola de Castro, nº 1562, Boa Vista.
São José do Rio Preto, SP.
Telefone (17) 3305.4778 - 9.8801.0121 (whatsapp)
e-mail: alperissini@gmail.com

sexta-feira, 18 de agosto de 2017

AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA PARA DIAGNÓSTICO DE TRASTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE - TDAH

O presente artigo tem como objetivo elucidar aos pais qual a função da avaliação neuropsicológica no diagnóstico do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade - TDAH.


A neuropsicologia, ramo de estudo da psicologia, tem possibilitado aos profissionais compreender importantes alterações no funcionamento de crianças, adolescentes, adultos e idosos. 

Referente ao diagnóstico do TDAH, a neuropsicologia oferece aos psicólogos ferramentas, testes psicológicos e neuropsicológicos, que avaliam funções cognitivas específicas essenciais para o diagnóstico.

A análise global do comportamento do paciente avaliado (criança, adolescente ou adulto) deve estar incluída na avaliação neuropsicológica para que o psicólogo consiga traçar estratégias de trabalho personalizadas.

 

Na avaliação, também, deve estar incluída a investigação de possíveis comorbidades (outros transtornos psiquiátricos) que podem estar associadas ao transtorno.

Compreender o funcionamento do paciente em diferentes contextos, por meio de entrevistas e questionários com os pais, com os professores e com outras pessoas é essencial nessa investigação.

A soma dessas informações possibilitará aos profissionais envolvidos (psicólogo, neurologista, psiquiatra) escolher as melhores estratégias de intervenção.


O número de profissionais envolvidos no acompanhamento do portador de Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade - TDAH e a indicação do tratamento dependerá do resultado da avaliação multidisciplinar.

Nem todo portador de TDAH precisará incluir no seu acompanhamento medicação.


Ms. Ana Larissa M. Perissini.
Psicóloga Clínica 


Nenhum comentário:

Postar um comentário