Ms. Ana Larissa Marques Perissini - CRP 06/71000 - CV: http://lattes.cnpq.br/5769412460995

Rua Lafaiete Spínola de Castro, nº 1562, Boa Vista.
São José do Rio Preto, SP.
Telefone (17) 3305.4778 - 9.8801.0121 (whatsapp)
e-mail: alperissini@gmail.com

sexta-feira, 1 de abril de 2016

TEMPO COGNITIVO LENTO (TCL) & TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO (TDA)

Lento, distraído, sonhador, apático, com tendência a sonhar acordado, perdido em seus pensamentos, desmotivados, nas nuvens, confuso; são descrições comuns em se tratando de pessoas com Transtorno de Déficit de Atenção (TDA).



Mas a literatura aponta que essas características, também, podem ser comuns quando se trata de um indivíduo com Tempo Cognitivo Lento (TCL).


Até o momento, não existe um consenso de que se trate de um novo transtorno ou se os sintomas citados anteriormente são sintomas presentes no dia a dia do indivíduo portador de Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade predominantemente desatento (TDAH).




Para alguns pesquisadores, o indivíduo com Tempo Cognitivo Lento (TCL) apresenta características que o diferem do portador de Transtorno de Déficit de Atenção (TDA) como por exemplo: são hipoativos, se movem com lentidão, são letárgicos e de lenta reação motora.

No quesito atenção, esses indivíduos (TCL) apresentam o olhar perdido, parece que se está nas nuvens, confundem-se mentalmente com facilidade e, ainda, parecerem prestar mais atenção a seus próprios pensamentos do que ao que ocorre ao seu redor.




Para o psiquiatra americano Barkley, de maneira sucinta, esses indivíduos têm um tempo de processamento lento em sua maneira de processar as informações.

Por isso, é comum que esses indivíduos apresentem tendência a cometer erros de processamento de informação.




Nas avaliações neuropsicológicas, os indivíduos com TCL, tendem a apresentar problemas com a atenção seletiva ou sustentada, cometendo muitos erros de omissão, apresentando um processamento lento e pouco preciso.


No quesito social, a passividade é uma característica marcante, ou seja, são tímidos, introvertidos e de pouca fala.


Todas as características citadas anteriormente podem se manifestar, de acordo com Barkley, isoladamente de outros transtornos, como, também, podem estar presentes no portador de Transtorno de Déficit de Atenção como também em outros transtornos como a Depressão e o Autismo.

Sendo assim os pontos levantados até o momento são de pesquisas recentes que, ainda, estão sendo aprofundadas, não sendo o TCL diagnosticado como um transtorno em si. 



Psicóloga Ms. Ana Larissa M. Perissini
CRP 06/71000


Fonte:

<http://ardilladigital.com/DOCUMENTOS/DISCAPACIDADES/TDAH/CARACTERISTICAS/Tiempo%20cognitivo%20lento%20-%20sintoma%20de%20TDAH%20o%20nueva%20entidad%20clinica%20-%20Capdevila%20y%20otros%20-%20articulo.pdf>.

Barkley, R.A. TDAH: Diagnóstico, Demografía, clasificación en subtipos.2011.






3 comentários:

  1. TDAH compromete o ensino aprendizagem do educando.


















    TDAH leva muitas crianças a
    terem dificuldade no ensino aprendizgem.









    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O educando deve ficar atento pois o aluno pode ter TCL e muitas mães impulsivas diagnostica como TDA, convencem até médicos a darem receitas tarja preta o que pode vir a prejudicar a criança futuramente ao invés de resolver a questão principal, deve-se analisar a linha tenue entre o TCL e o TDA.

      Excluir
  2. Boa noite Edna.Infelizmente pode influenciar. As estratégias pedagógicas a serem utilizadas com os portadores de TDAH devem ser personalizadas (é necessário levantar as dificuldades individualmente) para que se possa alcançar o objetivo proposto.

    ResponderExcluir