Ms. Ana Larissa Marques Perissini - CRP 06/71000 - CV: http://lattes.cnpq.br/5769412460995

Rua Lafaiete Spínola de Castro, nº 1562, Boa Vista.
São José do Rio Preto, SP.
Telefone (17) 3305.4778 - 9.8801.0121 (whatsapp)
e-mail: alperissini@gmail.com

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

COMO AJUDAR A CRIANÇA SE ORGANIZAR?

Mais um ano letivo se inicia.
 
Para as crianças que estudam no período matutino  a correria começa logo cedo. Acordar, escovar os dentes, colocar o uniforme, arrumar a cama, tomar o café da manhã, pegar o material, correr para escola e chegar antes do portão fechar.
 
Para as crianças que estudam no período vespertino, a correria começa um pouco mais tarde. Tomar banho, colocar o uniforme, almoçar, pegar o material e correr para a escola.
 
 
 
Ufa.... que correria.
 
Mas calma. O ano letivo está só começando e muitas outras atividades farão parte do currículo do seu filho.
 
É essencial que desde agora os pais ajudem os seus filhos aprenderem a se organizar com todas as atividades: curriculares ou extracurriculares.
 
Mas para ser ensinado de modo correto é importante que os pais entendam que quanto mais nova a criança, menor a maturidade e também a capacidade de conseguir se organizar sozinha.
 
As estratégias utilizadas deverão variar conforme a série (ano) em que a criança está devido a idade cronológica e o número de atividades inseridas em seu currículo escolar.
 
O mural (lousa, cartolina, E.V.A., etc.), recurso utilizado desde o tempo de nossos avós, ainda, é uma das estratégias mais indicadas para auxiliar as crianças aprenderem a se organizar.
 
 
 
É importante que a criança participe de todo o processo de montagem do mural, conversando e decidindo junto com os pais como as atividades poderão ser divididas.
 
O mural deverá ficar em um local de fácil visualização para a criança e para poder ser consultado diariamente.
 
Insira tanto as atividades curriculares quanto as atividades extracurriculares.
 
Algumas outras atividades ou regras, também, poderão ser incluídas, como por exemplo, o horário para o banho, para dormir, para utilizar o computador entre outros.
 
Pronto. Simples e fácil.
 
Tenha certeza que utilizando esta estratégia diariamente com o seu filho, as atividades ficarão muito mais organizadas e possíveis problemas de comportamento em casa ou na escola serão evitados.
 
 
 
Ms. Ana Larissa M. Perissini
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário